Blogue
18 anos da Ana
08-05-2012 20:30Pois é minha Filha, finalmente a "Maior Idade"! Ainda foi ontem que me trouxeram aos braços aquela bébé pequenina que cabia na minha mão, e que eu esperava ansiosamente por abraçar. Foste uma filha muito esperada e desejada. Conseguiste realizar-me como ser humano. Desde esse dia até hoje, de ti só tive motivos de orgulho! És uma excelente aluna, uma filha com um coração de oiro, que seria o Orgulho de quaisquer pais, uma atleta excelente, uma amiga como poucas e acima de tudo, a razão de viver de alguém, a minha razão de viver! Nestes 18 anos tenho de te pedir desculpa por não te conseguir oferecer a vida sem dificuldades que mereces, mas também tenho a certeza que são essas dificuldades que não consigo remover do teu caminho que têm feito com que sejas tão responsável e tão crescida como és! Agora és maior, espero ter cumprido com a minha missão de exemplo como teu Pai, e dizer-te que podes fazer 80 anos que eu de bengala e velhinho vou sempre olhar para ti com o mesmo Orgulho do primeiro dia e vou estar aqui sempre para te apoiar e receber de ti o carinho que sempre me tens brindado. TENHO IMENSO ORGULHO EM TE PODER CHAMAR FILHA! Parabéns meu anjo!
Para ti, minha Mãe
06-05-2012 20:33Hoje é um dia Especial! Apesar de tal como fazes nesta fotografia não conseguir ver que me estás a segurar e equilibrar, a verdade é que continuo a sentir os teus braços a proteger-me e a dar-me o equilíbrio durante os momentos mais difíceis da vida! Adorava poder dizer-te o quanto te amo e quantas saudades sinto tuas, mas sei que onde estás consegues ver e sentir as minhas lágrimas de saudades sempre que penso em ti, ou seja, todos os dias!
Diz o povo " Quem tem uma Mãe Tem Tudo, quem não tem Mãe não tem nada", e tem toda a Razão! Ainda que me Orgulhe imenso do meu papel de Pai, sei que a Beleza e a Educação das minhas Filhas, está reforçada pelo facto de Felizmente não sentirem esta Saudade que nos destroça o peito sempre que queremos dizer:
"AMO-TE MÃE"
Para ti minha Mãe, recebe, onde estiveres, um enorme beijo deste filho que te adora e sente imenso a tua falta, e esta singela homenagem pública!
Indignação de um Pai
08-07-2010 19:15
Nesta época desportiva o Clube Jovem Almeida Garrett conseguiu os seguintes resultados desportivos nos escalões de Formação nos campeonatos regionais da “associação onde o Clube está inscrito”.
Infantis Femininas: Campeãs Regionais desde 5/12/2009 e a última jornada disputou-se a 12/12/2009.
Com o seguinte trajecto nesse campeonato:
6 jogos; 6 vitórias; 0 derrotas; 0 empates; 173 Golos Marcados; 64 Golos Sofridos; Diferença golos + 109; 18 pontos
Iniciadas Femininas: Campeãs Regionais desde 20/6/2010 e a última jornada disputou-se a 27/6/2010.
Com o seguinte trajecto nesse campeonato:
8 Jogos; 8 vitórias; 0 derrotas; 0 empates; 304 Golos Marcados; 128 Golos Sofridos; Diferença golos + 176; 24 pontos
Juvenis Femininas: Campeãs Regionais desde 26/6/2010 e a última jornada disputou-se a 27/6/2010.
Com o seguinte trajecto nesse campeonato:
11 Jogos; 10 vitórias; 1 derrotas; 0 empates; 313 Golos Marcados; 196 Golos Sofridos; Diferença golos + 117; 31 pontos
Entre estas atletas encontra-se a minha filha!
Até hoje ainda não encontrei nenhuma referência a este facto no site da “Associação de Andebol na qual o Clube está inscrito” (que me recuso a referir pela indignação e desprezo que me merecem pela atitude).
Acho que no mínimo se trata de uma falta de respeito para com o esforço das atletas, dos treinadores, dos dirigentes e de nós pais que as acompanhamos!
Gastaram dinheiro num site que está sempre só com as noticias que convém a alguns dirigentes da referida associação que me recuso a nomear.
Por exemplo, no passado domingo, dia 4 Julho, o Águas Santas venceu o Campeonato Nacional de Minis Masculinos, e no mesmo dia lá aparece no site e muito bem os a noticia e os parabéns da associação ao Clube logo aos seus atletas. O mesmo tendo-se passado com a Académica de S. Mamede e como é obvio muito bem também, é o que qualquer associado espera da sua associação.
Só encontro duas explicações para a situação anómala que se passa com o Clube da minha filha:
- O clube onde ela joga não tem nenhum peso nem valor para a associação de andebol, o que é uma nítida falta de respeito pelos 23 anos de historia do mesmo e pelos títulos de campeão nacional que o clube possui.
- Os campeonatos regionais que essa associação, que se diz a maior do país organiza, nem para ela têm valor. Se assim é mais duas coisas me apetece dizer:
- Os senhores da Associação andam a brincar com toda a gente, porque as iniciadas até são obrigadas a competir no regional, e os clubes têm de pagar na hora as arbitragens que não são baratas.
- Os senhores da Associação são mesmo um “bando” de incompetentes que nem valorizam as provas que promovem!
Que eles andam a brincar já toda a gente percebeu, que são incompetentes ainda mais gente o percebeu!
Por isso, gostaria de daqui perguntar a esses senhores quando vão as atletas receber os troféus e as medalhas a que têm direito, porque caso não saibam existem transferências no andebol, e as atletas que foram campeãs podem estar noutros clubes, quando esses senhores decidirem entregar os troféus, ou podem até ter deixado de jogar andebol.
O facto é que questionei o dirigente do Clube da minha filha quando seria a data da entrega dos troféus e nem ele sabe!
Visto tudo isto, e como sócio do Clube Jovem Almeida Garrett, vou solicitar uma atitude enérgica dos dirigentes do meu clube para com estes senhores , e se estes senhores não tiverem a atitude que deveriam ter, publicar os factos no site com o devido pedido de desculpas pelo lapso, solicitar ao meu clube que providencie o mais obvio que é tratar de demitir esses senhores, porque a festa e a taça e as medalhas de Campeãs Regionais eu arranjo patrocínio para a mesma.
Estou mesmo deveras indignado! Tenham vergonha senhores da associação que me recuso a prenunciar o nome, poupem trabalho a todos nós e DEMITAM-SE!
Um pai indignado
Adeus Garrett
15-06-2010 20:00DESPEDIDA
Chegou a hora da despedida! Este foi o último jogo em que estive como vosso seccionista! Não o consigo contudo fazer sem vos deixar umas palavras nesta hora!
Saio porque sinto que chegou a hora de o fazer, mas queria que soubessem que irão todas no meu coração! Não saio do Garrett contra ninguém, saio por alguém! Saio porque é ilógico permanecer aqui quando a razão primária que me fez ingressar no Garrett está de saída!
Fui seccionista das Seniores do Garrett numa equipa de vedetas, com imensos símbolos do Clube como a Irina, a Becas e a Kamy! Gostei de trabalhar com elas e une-me a algumas laços de amizade que ficarão para a Vida! Foi um enorme desgosto vê-las partir!
Este ano, apesar de eu ser contra o facto, não concordo que os pais sejam seccionistas no escalão das filhas, e porque faltava gente fiquei seccionista das Juvenis!
Apesar de não concordar com a situação acho que fiz o máximo para provar a mim mesmo que é possível acumular as situações e manter uma isenção que não beneficie mas também não prejudique as nossas filhas! Acho que consegui ser Imparcial, não sei contudo, só vocês o poderão saber se alguma vez falhei! Se o fiz, quero desde já pedir-vos desculpa e que fiquem a saber que nunca foi minha intenção que tal acontecesse!
Adorei trabalhar convosco num ano que foi muito difícil!
Adorei ver a relação que vocês criaram e mantiveram com as mais pequeninas do Clube, sempre com vontade de ajudar e apoiar e sem o mínimo de réstia de vedetismo! Adorei ver os olhos delas a olhar para vocês, o mesmo olhar que via nos vossos olhos a olhar para a Irina, a Becas ou a Kamy! Tenho a certeza que já não há Irina, nem Becas nem Kamy! E Fico Triste! Mas também tenho a certeza que vocês existem, e que para as pequeninas começais a ser IDOLOS!
Já o sois!
Basta olhar para a Renata ou para a Barbara e ver como olham para a Marcela quando ela lhes fala! Basta ver a forma como a Catarina pequenina das infantis olha para a Tania Loira, só para citar os exemplos que de certo já todas notaram!
É verdade, já sois IDOLOS e MODELOS para as mais novas!
Ser Idolo e Modelo é muito giro e engraçado, mas traz uma componente muito elevada de responsabilidade, quando o somos de gente tão pequena então esta responsabilidade torna-se mil vezes mais pesada!
Não podemos falhar! Temos de substituir o lugar das Barbies e do Super Homem no imaginário delas e felizmente somos humanos! Logo temos defeitos!
Elas vão imitar-vos em tudo! Logo, tanto imitam as virtudes como os defeitos! O que vos queria pedir nesta hora de despedida é que lutem contra os vossos defeitos com a mesma vontade que lutais para vencer um jogo! Melhorem-nos como vos esforçais para melhorar o vosso jogo! Realcem as virtudes que possuis de tal forma que quando elas vos imitarem consigam superar a vossa grande qualidade!
“É Preciso que eu mingue para que ele cresça”, esta é uma frase bíblica que demonstra o máximo que podemos fazer por alguém! Torná-lo melhor que nós!
Sejam as novas Irinas, Becas e Kamy! Sejam o modelo que as mais pequeninas que já vos idolatram queiram imitar! E com “Alma até Almeida e Garra até Garrett” sereis os novos símbolos deste Clube que marca para sempre quem cá passa!
Não queria acabar sem deixar mais algumas palavras para algumas pessoas!
Em primeiro para o treinador das juniores, o Miguel, foi óptimo ter um amigo por perto! Foi óptimo voltar a ter a tua presença todos os fins-de-semana, provou-me que os amigos da Faculdade ficam mesmo para toda a vida!
Depois para a coordenadora de andebol do Clube, a Fátima, Foi óptimo conversar contigo tantas e tantas horas, aprendi imenso contigo! Ganhei uma nova Amiga! Embora parta do Clube onde ficas vou continuar naquilo que mais prezas o Andebol Feminino! Por isso vamos continuar próximos e vou continuar ao teu dispor sempre que de mim precises! Só tenho pena de não ter seguido o teu conselho e não me ter inscrito no curso de treinadores! Não para exercer mas para saber mais deste fenómeno Andebol que é tão apaixonante! Vou sentir saudades!
Outra palavra ainda para o Freitas!
É o segundo culpado pela minha vinda para o Andebol!
Foram quase 3 anos de trabalho em conjunto directo! Tudo o que aprendi de dirigismo foi consigo! Foi trabalho intenso! Acho que contribui com o máximo que me foi possível e tenho a certeza que saio de uma forma honrada e que fui sempre um companheiro de direcção disponível e leal mesmo quando discordava das posições!
Vê-lo trabalhar é assustador! Vê-lo viver o Garrett é um espanto! A sua entrega ao Clube um pesadelo, porque não se consegue acompanhar!
Por isso queria deixar-lhe o meu agradecimento público e o meu abraço!
De seguida uma palavra para outro grande Amigo que conheci no Garrett e que tem sido um grande apoio durante os últimos anos da minha vida! O Jorge!
Foi óptimo a força que me deste para continuar a lutar por este Clube! Tenho a certeza que vais continuar a dar o teu máximo e que estas miúdas terão sempre em ti um defensor e um apoiante!
Para finalizar, e porque se deve deixar para o fim a melhor fatia!
Uma Palavra para o Ricardo Sousa!
Disse-te uma vez “ que aos amigos nada se agradece” mas hoje e porque é uma altura especial para mim tenho de te agradecer!
Em primeiro a tua capacidade de entrega, de trabalho e profissionalismo. Aprendi imenso contigo! Hoje sou de certeza um melhor dirigente e sou mais apaixonado por Andebol! Devo isso a ti e a mais algumas pessoas!
Preciso de agradecer-te mais algo, e pela primeira vez conscientemente, não quero ser imparcial! Quero agradecer-te todo o trabalho e evolução que a minha filha teve este ano! A ti o devo, toda a exigência que lhe fizeste fez dela uma melhor atleta e uma pessoa mais preparada para a vida!
Afinal também me auxiliaste na minha principal tarefa como Homem que é ser Pai!
Aproveito, somente para agradecer à Atleta Ana Borges toda a sua paixão por esta modalidade se ela não existisse e não gostasse tanto de Andebol tudo o que disse antes e vou dizer a seguir existiria!
Vou finalizar com um voto muito especial para este grupo de trabalho que cá fica!
“ Que nos encontremos todos no próximo ano a disputar a FINAL do Campeonato Nacional de Juvenis, porque aí tinha a certeza que me sentiria CAMPEÂO mesmo que perdesse”
Pois:
- “ UMA VEZ GARRETTIANO, GARRETTIANO PARA SEMPRE”
Realidade do Andebol Feminino Português
05-05-2010 19:18Caros Amigos,
Hoje decidi escrever-vos para vos dar conta de uma análise que realizei aos dados da Federação de Andebol Portugal.
Gostava de a partilhar convosco e com os leitores e participantes deste blogue.
Acho que o Andebol Feminino em Portugal mais do que polémicas necessita de trabalho e estudo de modo a ser melhorado e implantado.
Eis os dados em questão, que apurei:
Existem em Portugal inscritas nas Provas Nacionais e Regionais da Madeira os seguintes Clubes:
Seniores Femininos = 25 ; Juniores Femininos = 26; Juvenis Femininos = 45; Iniciadas Femininas = 45;
Infantis Femininas = 33
De um total de 62 Clubes com equipas registadas em Andebol Feminino!
Por Associação, os dados são os seguintes:
Algarve 4; Aveiro 8; Braga 5; Castelo Branco 1; Coimbra 1; Guarda 1; Leiria 7; Lisboa 3; Madeira 10; Porto 11; Santarém 2;
Setúbal 1; Viana Castelo 2; Vila Real 2; Viseu 3
Beja; Bragança; Évora; Todos os Açores e Portalegre têm 0 clubes Femininos.
Existem 8 Equipas com todos os escalões de formação e Seniores:
Santa Isabel; Cale; Almeida Garrett; Colégio Gaia; Maiastars; C S Madeira; Juve Lis e Alavarium.
Existem 6 Equipas com todos os escalões de formação e sem Seniores:
Académico Funchal; B. Perestrelo; CD Infante; S. Félix Marinha; Jac Alcanena e Sanjoanense.
De todos estes dados retirei estas conclusões:
1) Existem algumas Associações que nem fazem ideia do que é o Andebol Feminino.
2) Existem muito poucos Clubes a apostar forte nessa vertente (15 no Total).
3) Há zonas do meu País onde não devem haver meninas, porque não existem Clubes com a modalidade, já que não quero pensar que quem está à frente dessas Associações são um bando de incompetentes que não querem ter trabalho!
4) Nota-se uma necessidade enorme de fazer um maior trabalho de divulgação do Andebol nas escolas primárias!
5) Existem bastantes professores de Educação Física que são praticantes ou ex-praticantes de Andebol que se encontram desempregados. Porque não estabelece um protocolo com o Ministério da Educação a F.A.P. e os coloca nessas Associações a desenvolver o Andebol nas Escolas.
6) Porque não retirar qualquer apoio económico a Associações que nada fazem e os distribuir pelos Clubes que com enormes dificuldades mantêm todos os Escalões a Funcionar.
7) Porque não oferecer-lhes condições, tais como Centros de Alto Rendimento e Formação a exemplo dos Clubes de Futebol e meios eficazes para desenvolverem ainda mais a modalidade.
8) O que acontece com as Atletas juniores dos clubes da Madeira que vêm para o Continente para as Faculdades?
a) Não seria possível criar condições para continuarem a jogar no Continente?
b) Não era possível coloca-las em Universidades perto destes Clubes que fomentam a modalidade?
Ao menos não se perdiam as Atletas e ficavam mais apoiadas!
Não me vou alongar mais. Acho que o meu pequeno contributo para a discussão fica aqui dado.
Gostava de obter uma enorme participação de ideias para todos juntos conseguirmos propor novos planos e trabalhos à Federação de Andebol de Portugal. Sem quantidade é muito difícil obter qualidade!
Saudações Desportivas
Fernando Borges
Dirigente de Andebol Feminino
questões sobre arbitagem
21-04-2010 19:23Não sei se vos agrada nem se vos interessa o tema mas preciso de chamar a atenção para as brincadeiras que andam a fazer na arbitragem nacional!
Esta sexta-feira realiza-se a 3ª fase do Campeonato Nacional de Iniciadas Feminino!
Caso alguém na Federação não saiba ou ande distraída é uma fase em concentração e engloba custos para os Clubes!
É preciso deslocar 14 atletas, que têm de faltar às aulas na 6ª feira, deixar a família e ir lutar por um sonho que ao longo do ano com o seu esforço foram alimentando! Estar presente na Fase Final e Lutar por serem Campeãs Nacionais!
Os Clubes presentes nesta fase são:
- Jac – Alcanena (A.A. Santarém)
- Valongo Vouga (A.A. Aveiro)
- Perestrelo (A.A. Madeira)
- Lagoa (A.A. Algarve)
- Almeida Garrett (A. A. Porto)
As nomeações de árbitros para a primeira jornada são:
- Hugo Figueiredo ( cipa nr. 178 345) – A.A. Aveiro
- Carlos Santos ( Cipa nr. 178 342) – A.A. Aveiro
- André Rodrigues (166 696) – A. A. Porto
- Nuno Gomes (114 257) – A.A. Porto
Diz um velho ditado que: “ Á Mulher de César não basta ser, tem de Parecer”!
Não há árbitros de outras associações disponíveis? Não era bem mais ético? Não era preservar a imagem destes jovens árbitros?
Como é possível que a dupla de Aveiro, residente em Valongo do Vouga, esteja nomeada para este evento!
Não basta fazerem imensos jogos do Valongo Vouga em casa?
Por exemplo:
PO12 – Campeonato Nacional Juvenis Femininos
4 jornada – Valongo Vouga – S. Felix Marinha – árbitros: Hugo Figueiredo / Carlos Santos
4 jornada – Valongo Vouga – Maiastars – árbitros: Hugo Figueiredo / Carlos Santos
7 Jornada – Valongo Vouga – Cale – arbitro: Carlos Santos ; Oficial Mesa: Miguel Figueiredo ( deve ter substituído o filho)
Ou seja a Federação deve estar a cortar nas despesas uma vez que Valongo Vouga é longe e os árbitros assim deslocam-se a pé ( como eu vi no final de um jogo que assisti)!
Este caso só é comparável a uma dupla que nesta prova parece ser a privada da Sanjoanense
Idalina Oliveira e Raquel Moleiro, que nem sei quem são, mas que tal como a dupla anterior fez os seguintes jogos:
4 jornada – Sanjoanense – S. Felix Marinha – árbitros: Idalina Oliveira / Raquel Moleiro
6 jornada – Sanjoanense – Maiastars – árbitros: Idalina Oliveira / Raquel Moleiro
9 Jornada –Sanjoanense – Cale – arbitro: quase aposto vão ser as mesmas!
Este alerta é só para os responsáveis da arbitragem saberem que isto não está correcto, e que toda a gente vê que não está bem!
Nada me move contra nenhuma dupla destas ou quaisquer outras, esta chamada de atenção serve mesmo para alertar que estes árbitros precisam de ser protegidos e não podem continuar a ser nomeados desta forma!
Exista respeito pelas atletas que andam dentro do campo a lutar, pelos árbitros que tentam fazer o melhor e acima de tudo pelos clubes que todos os anos despendem imenso dinheiro a pagar arbitragens!
Espero que vossas excelências façam o favor de colocar este reparo no vosso prestigiado blogue pois estou ciente que mais casos irão aparecer e estes jovens árbitros não podem ir para uma fase de concentração sob suspeita antecipada, São novos demais para estas situações!
Melhores Cumprimentos
Fernando Borges
obrigado Praxe do Porto
09-09-2009 03:22Não sei quem é o administrador deste site. Conheço muito poucos capazes desta capacidade deste clarividencia e acima de tudo deste bom senso.
O Eduardo Coelho, o Rui Pinto e o Eduardo "Imperador"! Se fores um deles agradeço-te e admiro-te a coragem e a perserverança.
Se nao és! OS MEUS PARABÉNS!
Sou tal vez o " non-gratus" mais conhecido da academia do Porto, Fernandus Bandalhus Secundus é o meu nome de Praxe!
Se és um desses três, não preciso me apresentar, O Eduardo Coelho foi meu Dux, o Rui Pinto é das pessoas que mais valor dou na Academia do Porto, que comigo participou na organização, contra a vontade de muitos, do " II Congresso de Tradições Académicas" sem falsas modestias o maior evento que foi organizado no Porto sobre e pela Tradição Académica, e o "Imperador" alguém que sempre tentou fazer algo pela Praxe Academica!
Durante muito tempo não conseguia entender como pessoas academicas que sempre aprendi a respeitar não se conseguiam rever nas tradições que eu também representava.
Mas o tempo passou! Hoje também eu não me revejo e sinto pena!
Não de ser "non gratus", porque isso é um favor que me fazem, já que me demarcam desta realidade que hoje se vive! Mas porque vivi momentos brilhantes de companheirismo, atitude, bom senso e solidariedade.
Muitas vezes ainda vou assistir a actividades academicas, mas já não as sinto da mesma maneira.
Escrevi à algum tempo uma Carta Aberta ao meu "Amigo" Americo Martins, até hoje não recebi resposta. Nunca a Publiquei por respeito a essa amizade de muitos e muitos anos!
Mas ao ver este site que me apareceu por engano, fiquei com vontade de o enviar!
Não o faço já, porque o bom senso que sempre me caracterizou vi reflectido nas vossas paginas, e esta carta aberta pode levantar polemica, tanta quanta a do "Chic" em que participei e tentei imenso de varias formas evitar.
De todo o modo este email serve unica e exclusivamente para vos dar os parabens e para vos desejar força para continuarem, é muito importante para pessoas que passaram por esta academia ver que ainda existe uma restea de esperança para que as Tradições Academicas voltem à sua origem e essencia.
Fico ao Vosso inteiro dispor para sempre que pensem a minha ajuda seja necessária,
Saudações Académicas
Fernandus Bandalhus Secundus
NONGRATUS